Notícias & Dicas

Rampas automotivas ou Valas: qual é a melhor opção para a sua oficina mecânica, concessionária ou auto center?

30 de agosto de 2021

Rampas automotivas conquistam cada vez mais espaço nas oficinas mecânicas e fazem muitos gestores pensarem se de fato elas podem substituir as tradicionais valas.

Com algumas diferenças é possível entender essa dúvida e descobrir a resposta sobre qual delas é a melhor para sua empresa.

Esse “embate” entre uma solução clássica e outra moderna faz com que muitas oficinas não tenham certeza sobre o investimento e acabem postergando a decisão de investir em um novo equipamento automotivo.

Para te ajudar a entender melhor essa questão, vamos conhecer um pouco mais sobre as rampas automotivas, as valas e comparar as características de cada uma delas para que a sua decisão seja tomada com tranquilidade.

Rampas Automotivas

Com um excelente custo-benefício, as rampas automotivas (pneumáticas) se mostram de fato como um “investimento” certo por virem completas de fábrica, normalmente já com elevador central/macaco (sendo um ‘item’ opcional), plataforma traseira deslizante, conjunto preparação de ar/Lubrifil, escada, banquinho com porta ferramentas, ou seja, basta apenas sua montagem, nivelação/fixação e conectar a rede ar, e estará pronta para uso.

Além de que permitem com certa facilidade qualquer mudança de local, posição e/ou alteração de layout da loja, as rampas  se pagam rapidamente e ainda geram um ótimo retorno para centros automotivos, concessionárias e as oficinas mecânicas.

As rampas proporcionam um ar de modernidade e inovação, inclusive maior agilidade nos serviços, não apenas aqueles para os fins primordiais a que se destinam como geometria/alinhamento, balanceamento, mas vão muito além, desde uma simples substituição de pastilhas de freio, troca de óleo, de componentes da suspensão e de embreagem, pneus, escapamento, enfim, as rampas se mostram versáteis e ajudam a aumentar o faturamento, fator essencial e determinante para uma oficina mecânica que deseja crescer.

Outro destaque é a segurança oferecida por esse equipamento, permitindo que o profissional possa trabalhar com muita facilidade operacional e total proteção. Além disso, as rampas possuem uma manutenção mais fácil até do que as tradicionais valas (ou popularmente valetas de alinhamento) e deixam o espaço de trabalho mais seguro, organizado e limpo.

 

Valas

As tradicionais valas, valetas ou diques de alinhamento, muito usadas no passado e ainda hoje  utilizadas em algumas oficinas mecânicas, concessionárias e auto centers nos atendimentos e serviços a clientes. As valas servem principalmente para execução dos serviços de geometria/alinhamento, troca de óleo, e alguns poucos serviços, em virtude do veículo estar no nível do piso, fator que dificulta e limita o trabalho do mecânico, espaço, etc. Comparando com a posição e altura de trabalho das rampas automotivas.

Apesar de conhecidas por todos, e há quem não abra mão de uma vala em sua oficina, elas possuem algumas limitações, como já apontamos acima, e comprometem sobremaneira a produtividade de uma oficina mecânica, inclusive na questão da segurança, são incontáveis os casos de acidentes com pessoas e veículos.

As valas, além desses fatores negativos, o custo para construção nos padrões de veículos atuais será muito próximo, senão mais caro até que uma boa rampa pneumática.

Lembrando que devemos considerar não apenas a construção/alvenaria como mão de obra, matérias, insumos, projeto, acabamento, mas é primordial que a vala tenha estrutura compatível, nível preciso e um visual no mínimo acolhedor, e ainda considerar para fins de comparação o custo do elevador central/macaco, da plataforma traseira deslizantes, e o principal que é; uma vez construída, não mexe mais na posição dela (layout fixo), no máximo encher de entulho e fecha-la.

Devemos  ainda enaltecer que as valas, além do custo considerável para construção, conforme mencionamos acima, o retorno não é dos melhores para quem deseja oferecer modernidade, tecnologia e oferecer mais serviços aos clientes.

Entendemos diante desta explanação rápida e lógica que uma vala só será viável por questões muito pessoais (gosto) e, desde que a loja seja ou esteja em prédio próprio, do contrário será um gasto desnecessário ou um mau investimento.

 

Qual a melhor opção para a sua oficina mecânica?

Quer uma solução moderna, segura e com um excelente custo-benefício? Então a sua escolha deve ser as rampas automotivas. Elas possuem uma tecnologia que amplia as possibilidades de uma oficina mecânica e ajudam a aumentar o seu faturamento.

Para escolher as melhores rampas automotivas do mercado, conheça as opções que a Truck Center oferece para a linha leve perfeitas para a sua oficina mecânica.