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10 Estratégias de Marketing para a sua oficina

Para falar em estratégias de marketing para oficina mecânica, é preciso entender, primeiramente, a essência do conceito. Segundo Philip Kotler, um dos maiores nomes nesse assunto, marketing é um processo social e administrativo, pelo qual as pessoas obtêm aquilo que desejam e necessitam, através de geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.

Ou seja, marketing não é somente venda, mas uma construção de relacionamento, em que a venda acontece como uma consequência. Nesse aspecto, a comunicação é elemento fundamental para assegurar um bom relacionamento com os potenciais clientes.

Por isso, trouxemos dez exemplos de ações de marketing para auto center, que focam em usar ferramentas com enorme potencial para atrair, engajar, vender e fidelizar os clientes da oficina mecânica. E com isso aumentar o faturamento e melhorar a imagem da empresa no mercado. Confira a seguir!

  1. Site atualizado

A primeira coisa que uma pessoa faz, quando precisa encontrar um prestador de serviços, é pesquisar na internet. Sem um site devidamente ajustado para aparecer nos resultados de buscas, o auto center perde a chance de ser encontrado por um número muito alto de potenciais clientes. Um bom site possui informações completas de contato, descrição dos serviços e informações sobre a empresa.

  1. Cadastro no Google Meu Negócio

Com um site atualizado, é possível cadastrar a página da oficina mecânica no Google Meu Negócio. Basicamente, essa é uma ferramenta do Google que facilita ser encontrado nas pesquisas do Google e Google Maps. Basta preencher as informações, como localização, horário de funcionamento, site e telefones de contato, para que as pessoas próximas visualizem a página da oficina mecânica quando estiverem pesquisando por esses serviços.

  1. Envio regular de e-mail marketing

Ferramenta relativamente simples de manter, mas muito eficaz, o e-mail marketing permite atingir um grande número de pessoas de uma só vez. Entretanto, os conteúdos disparados por e-mail não devem focar só em vender, mas em solucionar problemas dos clientes. Por exemplo, dicas para conservar o veículo ou como fazer manutenção preventiva.  A recomendação é segmentar a base de e-mails conforme a etapa de cada consumidor (quem apenas visitou seu site, quem já contratou algum serviço, etc.)

  1. Programa de follow-up

O follow-up é uma excelente estratégia de marketing para oficina mecânica. Basicamente, consiste em manter o contato, ou acompanhar o cliente após a realização de um serviço. Isso pode ser feito por meio dos canais disponíveis da empresa, como telefone, WhatsApp e e-mail. Uma simples mensagem agradecendo a confiança e se colocando a disposição para futuras necessidades é uma ação poderosa para encantar o cliente.

  1. Campanha de recompensa

A indicação é uma poderosa estratégia de marketing para auto center. Afinal, a tendência é confiar mais quando algum conhecido indica um serviço. Nesse caso, estimule a indicação através de um programa de recompensas para cada indicação ou valor do serviço. Pode ser um desconto ou um presente, como limpeza veicular, troca de óleo, filtros, revisão e etc.

  1. Blog institucional

Manter um blog ajuda em dois grandes pontos: torna a oficina mecânica autoridade em um determinado segmento, e ajuda a atrair clientes através de buscas orgânicas (não pagas) na internet. Entretanto, para isso, é preciso uma boa estratégia de conteúdo e constância nas publicações.

  1. Engajamento nas redes sociais

Dedicando muitas horas do dia a comentar, curtir e compartilhar coisas, o brasileiro é um dos públicos que mais acessa as redes sociais no mundo todo. Nesse caso, manter perfis atualizados com postagens regulares de conteúdos relevantes é excelente para criar conexão com o público.

Interaja com os seguidores, encoraje-os a deixar avaliações e comentários, crie enquetes, aborde temas/dores sobre o universo automotivo. Vale destacar que rede social não é “vitrine” de produtos, mas de conteúdo. Outra opção de marketing para oficina mecânica é fazer vídeos de serviços para o YouTube.

Exemplos de temas para explorar nas redes sociais:

  • Dicas de segurança para viagens;
  • Notícias sobre o segmento;
  • Fotos e depoimentos de colaboradores da empresa;
  1. Ações sazonais

Em épocas tradicionais para o comércio, como Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, Natal e Black Friday, os consumidores estão mais propensos a investir em produtos e serviços se encontrarem promoções atrativas. Aproveite essas ocasiões para atrair pessoas para sua oficina mecânica. Seja criativo nas campanhas e tome cuidado para ser verdadeiro nas promoções.

  1. Novos serviços

Para potencializar as campanhas de marketing para oficina mecânica, diversifique o portfólio de serviços do estabelecimento. Com a pandemia, surgiu diversos nichos e oportunidades de atuação. Por exemplo:

  • Higienização veicular para motoristas de aplicativos e transporte;
  • Sistema leva e traz na casa do cliente;
  • Instalação de sistemas de proteção e higiene no carro.
  1. Promoções por tempo limitado

Similar às ações, as promoções por tempo limitado visam atrair clientes e acelerar a tomada de decisão. Essa também é uma chance de liquidar produtos que estão parados para fazer o estoque girar. Há também a possibilidade de disparar essas ofertas para clientes que assinam seu e-mail marketing ou sua base de contatos no whatsapp, com uma forma de conteúdo exclusivo.

Com esses exemplos de estratégias de marketing para oficina mecânica, opções não vão faltar para inovar, atrair mais clientes e aumentar o faturamento da sua oficina mecânica. Antes de colocá-las em práticas, avalie qual você consegue implementar sozinho e qual precisa de investimento, tome cuidado sempre para fazer todas elas com muita atenção. Mensure os resultados e aperfeiçoe sempre!

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