Notícias & Dicas

Quais os desafios do setor automotivo para o segundo semestre?

17 de agosto de 2021

A pandemia atingiu fortemente diversos segmentos da economia e o setor automotivo não ficou de fora. Após longos meses de instabilidade e baixa, já é possível ver o início de uma nova fase e a recuperação de quem trabalha na área. Para isso, algumas medidas precisam ser tomadas, sendo preciso trabalhar com afinco, fazer investimentos e […]

A pandemia atingiu fortemente diversos segmentos da economia e o setor automotivo não ficou de fora. Após longos meses de instabilidade e baixa, já é possível ver o início de uma nova fase e a recuperação de quem trabalha na área.

Para isso, algumas medidas precisam ser tomadas, sendo preciso trabalhar com afinco, fazer investimentos e escolhas certeiras. A retomada do consumo pede por boas soluções que agrade às montadoras, oficinas e motoristas em geral.

Setor automotivo investe em inovação e tecnologia

Se tem uma coisa que aprendemos com o isolamento social é que a tecnologia se tornou fundamental em nossas vidas. Não apenas na comunicação, mas em qualquer aspecto onde ela atue é possível perceber o impacto positivo gerado por soluções que trazem inovação e praticidade.

Mesmo com uma perspectiva de crescimento tímido — o que é compreensível — investir em tecnologia é a saída para a recuperação. Sejam em equipamentos automotivos, veículos ou acessórios, essa é uma forte tendência para o segundo semestre de 2021 e deverá guiar a recuperação pós-crise.

Um segmento que está em alta no setor automotivo é o de carros usados, que já está superando o nível de vendas de antes da pandemia. Esse é um importante ponto, pois a utilização de veículos mais rodados movimenta muitas oficinas mecânicas, fabricantes e vendedores de autopeças e diversas outras empresas do ramo.

Escolhas de segurança para retomar o crescimento

Tomar boas decisões é algo que nunca sai de moda, mas que se torna primordial depois de um momento tão complicado como o que viveu o setor automotivo desde o início de 2020. Por conta disso, as escolhas dos empreendedores da área devem considerar esse momento.

Isso não quer dizer que não devam ser feitos investimentos, muito pelo contrário. A hora pede por novidades e soluções que apresentem um ótimo custo-benefício, como o investimento em produtos para oficinas mecânicas e demais avanços nas empresas.

Isso vale tanto para quem atende proprietários de veículos leves, quanto os de veículos pesados. Aliás, os caminhões continuam sendo o foco, e atender esse público é sempre uma boa oportunidade de mercado.

Mesmo que as coisas ainda não estejam perfeitas para o setor automotivo, já é possível ver sinais de recuperação e devemos prestar muita atenção nas movimentações do mercado para os próximos meses.

Com essas tendências que acabamos de conferir, podemos notar que o crescimento começa agora e quem investir em tecnologia e inovar na prática, irá sair na frente na hora de conquistar os clientes que ficaram sumidos por um longo período.

Para continuar por dentro dos principais assuntos do setor automotivo, confira o nosso blog e veja mais conteúdos, dicas e informações sobre o que de mais importante acontece na área.