Notícias & Dicas

Por que usar um Sistema CRM em oficinas e auto centers

7 de dezembro de 2020

Por que usar um Sistema CRM em oficinas e auto centers?

Atualmente, o mercado automobilístico está mais competitivo do que nunca. Para se destacar, existem alguns fatores que sua oficina ou auto center não pode deixar de lado.

Em primeiro lugar, está a excelência no serviço. Porém, se seu cliente não se sente acolhido e o atendimento é bagunçado e demorado, o esforço de sua equipe será ofuscado.

Portanto, a relação com os consumidores e a eficiência do gerenciamento é tão essencial quanto um diagnóstico certeiro.

Para te ajudar a manter a qualidade em todos os setores do seu negócio, use a tecnologia a seu favor.

Um CRM, ou sistema de gestão, é uma plataforma virtual que auxilia a administrar o contato com seus clientes. Além disso, mantém registro de processos, otimizando o funcionamento da oficina.

Confira alguns benefícios que um CRM específico para oficinas e auto centers pode trazer:

5 aplicações do CRM que irão otimizar os processos do seu negócio

1. Controle Financeiro

Com o cadastro atualizado de todos os clientes, cria-se um sistema cheio de informações. Ao acessar o CRM, é possível ter a visão em tempo real das movimentações do seu negócio.

Softwares avançados são capazes de emitir NFe e calcular comissões automaticamente. Assim, você tem total controle do fluxo do caixa.
Com uma gestão financeira, é possível planejar suas ações com maior segurança.

2. Relatórios Detalhados

Outra ferramenta vital para a tomada de decisões é o levantamento de dados. Com o sistema, é possível gerar relatórios inteligentes, com foco no que realmente importa.

O contato com o público permite avaliar pontos positivos e negativos no atendimento. Também é possível estudar padrões de comportamento e estatísticas sobre os clientes que você atende. Com esses dados, é possível atrair novas pessoas com mensagens cada vez mais poderosas.

Através de anotações e observações, é possível criar uma relação cada vez mais positiva com seus consumidores mais fiéis. Com ordens de serviço e alerta às equipes, todos ficam atentos para particularidades.

Algumas plataformas dispõem de uma área para o cliente. Ao acessar, ele poderá acompanhar o procedimento e tirar dúvidas com a equipe.

3. Controle De Estoque

Para garantir qualidade no serviço, organização é fundamental. Um sistema de gestão garante que seu estoque de peças e produtos esteja em dia, para que não haja atrasos e nem imprevistos.

Com o passar do tempo, a ferramenta é capaz de elaborar diretrizes para tarefas. Assim, você é lembrado de abastecer o estoque, garantindo agilidade e eficiência.

4. Controle De Clientes

Quanto mais completo o cadastro do cliente no sistema, melhor será sua relação com ele. Isso porque o CRM mantém um histórico de atividades, sendo capaz de prever situações para aquela pessoa.

Por exemplo, a plataforma irá avisar quando está na hora de trocar o óleo ou fazer uma revisão geral no automóvel. Você pode alertar o consumidor e mostrar o quanto entende sobre o funcionamento de seu veículo.

É possível separar os cadastros em grupos, criando diferentes campanhas de marketing. Por exemplo, você pode mandar uma mensagem para todos os aniversariantes de janeiro, parabenizando-os e oferecendo um desconto na revisão durante o mês.

5. Notificações

Com tantas funcionalidades, pode parecer difícil controlar um sistema de gestão. Porém, a maioria das plataformas é altamente intuitiva e coloca você no controle de tudo.

Por ser um sistema virtual, o CRM pode ser acessado pelo computador, tablet e smartphone. Em qualquer equipamento, você recebe notificações sobre tudo que está acontecendo.

Não importa onde você esteja, você poderá controlar sua oficina ou auto center na palma da mão.

Quando sua responsabilidade é gerenciar um negócio, você sabe como seu trabalho influencia o ambiente. Por isso, buscar por eficiência reflete diretamente na produtividade de toda a equipe.

Um sistema que integra todas suas tarefas em um só lugar garante que sua empresa cresça sem perder em qualidade. Quando todos os setores da sua oficina ou auto center crescem em conjunto, você consolida o nome da sua marca.

Para mais dicas de gestão no setor automobilístico, baixe nosso e-book





Fale conosco!