Notícias & Dicas

O que mudou nas linhas de crédito em meio a pandemia da Covid-19?

15 de junho de 2020

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, o governo liberou uma série de linhas de crédito para empresas por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao todo, são cerca de R$ 55 bilhões disponibilizados em forma de amortização de juros, suspensão de pagamentos e liberação de crédito.

O principal objetivo dessas medidas é diminuir o impacto causado pelas medidas de controle da COVID-19 no emprego, renda e faturamento das empresas de todos os portes. Algumas linhas de crédito já existentes ficaram mais acessíveis, para estimular a economia e os investimentos.

Por outro lado, novas linhas de créditos para empresas foram criadas com recursos e finalidades específicas. Por exemplo, crédito para capital de giro, abastecimento de estoque, fluxo de caixa e pagamento de funcionários.

Para os donos de auto center, o crédito pode auxiliar a manter as contas em dia, honrar compromissos com os colaboradores e aproveitar oportunidades para investir no negócio. Confira, a seguir, algumas das instituições financeiras, públicas e privadas, que estão com crédito na pandemia.

Bancos com linhas de crédito para empresas na pandemia

Banco do Brasil

O Banco do Brasil possui diversas linhas de créditos para empresas de micro, pequeno e grande porte.

São opções tanto para capital de giro como para pagamento de funcionários.

Uma dessas linhas é o BB Empresarial PJ que disponibiliza taxas excelentes, aprovação bastante rápida e até simplificada, e carência que pode ser de 3 ou ate 6 meses.

Caixa Econômica Federal

Uma das novidades é a linha Especial Capital de Giro da Caixa em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe).

Podem optar por essa linha:

  • Microempreendedores Individual (MEI)
  • Microempresa (ME)
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP)

Além de taxas atrativas, o diferencial dessa linha é que o crédito é liberado com um acompanhamento do Sebrae, visando prestar consultoria estratégica em gestão ao estabelecimento.

Instituições Privadas

Além das Instituições Públicas Federias, bancos privados como o Bradesco, Itaú e Santander também estão operando linhas de crédito Cartão BNDES e FINAME com recursos do BNDES. Algumas delas, inclusive, com vantagens especiais para quem já é cliente, dentre outras linhas peculiares de cada banco.

Agências de Fomento dos Estados

Quase todos os estados possuem agências de fomento que também oferecem linhas de crédito para empresas na pandemia. A maioria dessas opções são para capital de giro e podem ser usadas para diversas finalidades. Basta acessar o site da agência de fomento do seu estado para saber mais.

Crédito para o setor de reparação automotiva

 (Oficinas linha Leve e Pesados, Centros automotivos, Auto e Truck centers)

Essas linhas podem auxiliar os empresários que possuem oficinas mecânicas a enfrentar este momento. Seja por meio de recursos para dar fluidez ao caixa ou aproveitar para investir em equipamentos para melhorar os serviços e captar mais clientes para, dessa forma, aumentar o faturamento.

Para saber mais sobre as opções, basta entrar em contato com o banco, por meio de aplicativo ou site. Outras informações estão disponíveis na coletânea de linhas de créditos para empresas das instituições financeiras, organizado pelo Sebrae.





Fale conosco!