Notícias & Dicas

Mercado de automóveis: qual é o perfil do consumidor brasileiro?

12 de julho de 2019

Depois de alguns anos de queda, por conta da crise que afetou o país, o mercado de automóveis brasileiro vem crescendo constante desde 2017. A venda de carros impacta diversos outros segmentos econômicos, como o setor de auto center, gerando emprego e renda. Para tirar proveito disso, é fundamental conhecer a fundo o perfil do consumidor de automóveis no Brasil.

Mercado brasileiro de automóveis

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o setor automotivo representa cerca de 22% do PIB Industrial. De 2017 a 2018, segundo dados da Associação das Montadoras (Anfavea), a produção de veículos teve alta de 6,7%, totalizando 2.880.724 carros, caminhões e ônibus no ano, ante 2.699.167 veículos em 2017.

Já a venda de veículos novos teve um crescimento de 14,6% no ano passado, conforme dados divulgados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A entidade também prevê alta de 8,4% para 2019. Considerando apenas o primeiro semestre deste ano, a Fenabrave registrou crescimento de 11,2% nas vendas de automóveis.

Modelos de carros mais vendidos no primeiro semestre de 2019 no Brasil:

  1. Ônix – GM
  2. HB20 – Hyundai
  3. Ka – Ford
  4. Prisma – GM
  5. Kwid – Renault
  6. Gol – Volkswagen
  7. Argo – Fiat
  8. Renegade – Jeep
  9. Polo – Volkwagen
  10. Compass – Jeep

Modelos de SUVs mais vendidos no primeiro semestre de 2019 no Brasil:

  1. Renegade – Jeep
  2. Compass – Jeep
  3. Kicks – Nissan
  4. Creta – Hyundai
  5. HR-V – Honda
  6. Ecosport – Ford
  7. Captur – Renault
  8. Duster – Renault
  9. Tracker – GM
  10. T-Cross – Volkswagen

Perfil do consumidor de automóveis no Brasil

Apesar de um crescimento no mercado, é fundamental considerar algumas mudanças comportamentais no hábito e estilo de vida do consumidor. Segundo o estudo Global Automotive Consumer Study: Future of Automotive Technologies, da Deloitte, 62% dos jovens das gerações Y e Z acham dispensável a compra de um carro no futuro.

Entretanto, o carro ainda é um bem de consumo muito desejado. A 3ª edição da Pesquisa Segmento Automotivo, da revista Quatro Rodas, mostra que 77% das pessoas acreditam que ter um veículo é sinônimo de liberdade, 69% afirmam gostar muito de dirigir e 62% que o carro é uma paixão.

O levantamento também mostra os fatores que mais influenciam na hora de se decidir por um modelo. A confiança no fabricante foi apontada por 95% dos entrevistados. Outros estudos mostram que as mulheres são responsáveis por 58% das compras de carros. O que demonstra uma forte participação do público feminino no perfil do consumidor de veículos no Brasil.

Tamanho da frota de veículos no Brasil

A recuperação do mercado de veículos a partir de 2017, após quatro anos de queda no período da crise, ainda não conseguiu reverter o processo de envelhecimento da frota brasileira. A idade média dos automóveis em circulação no país subiu para 9,7 anos, a maior dos últimos 18 anos. No caso dos caminhões, a média é ainda pior, de 11,4 anos, a mais alta desde 2007.

Com base em projeções feitas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota de veículos no Brasil é de aproximadamente 44,8 milhões. Isso considerando veículos leves e pesados, como ônibus e caminhões.

Caminhões somam 1,98 milhão. Desses, 9% têm até 3 anos de uso, 36,5% entre 11 a 20 anos de uso e 9% possuem mais de 20 anos de uso. No caso dos automóveis, que totalizam 37 milhões, 14,7% têm até 3 anos, 47,3% estão em circulação entre 4 e 10 anos, 32% têm de 11 a 20 anos e 6% estão em uso há mais de 20 anos.

O estudo do Sindipeças mostra que o Brasil possui uma frota de 4,7 habitantes por veículo. Considerando apenas a população economicamente ativa, essa proporção cai para 2,4. Em 2018, essa taxa era de 3,5 habitantes por veículos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a relação é de 1,2 habitante por veículo.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do mercado de automóveis e auto center!





Fale conosco!