Notícias & Dicas

Junho Vermelho: veja como participar da mobilização para doação de sangue

17 de junho de 2022

Chegou a hora de aumentar a doação de sangue e o Junho Vermelho está aí! Veja como e onde fazer em Curitiba e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

A doação de sangue é um dos gestos mais simples, bonitos e eficientes para ajudar o próximo. Mesmo com tamanha importância, os estoques de hospitais e bancos de sangue estão sempre trabalhando em baixa e é preciso mudar esse quadro urgentemente.

Campanhas de conscientização, como o Junho Vermelho, reforçam o pedido e fazem um alerta que precisa ser ouvido mais do que nunca. Para ajudar nesse momento tão importante, a Truck Center apresenta todas as informações e dicas para quem deseja entrar nessa corrente do bem.

Junho Vermelho: reforço na doação de sangue

Quem realiza a doação de sangue ocupa apenas alguns minutos do dia, mas contribui para que uma vida possa ser salva. Criada para estimular mais pessoas a doarem também, o Junho Vermelho acontece em uma época crítica do ano, onde o frio acaba espantando ainda mais doadores.

A campanha foi criada pelo Ministério da Saúde em 2015 e a justificativa é a baixa adesão dos brasileiros. De acordo com dados do próprio governo, apenas 16 a cada mil brasileiros são doadores.

O número é considerado baixo e definitivamente pode ser aumentado, pois chegou a hora de todos nós fazermos parte!

Quem pode doar sangue?

Confira os requisitos básicos para fazer a doação de sangue:

Quer saber se há algum impedimento? Confira a lista do governo com as orientações sobre quem não pode fazer a doação de sangue.

Principais dúvidas sobre a doação de sangue

Chegou a hora de descobrir todas as respostas sobre a doação de sangue.

Doar sangue dói?

O procedimento é muito simples e praticamente indolor, podendo ser feito sem nenhum problema.

Pessoas com tatuagens e piercings não podem tatuar?

Podem sim! Essa informação é para compartilhar com os amigos que possuem tatuagens ou perfurações e sempre quiseram doar sangue. Para isso, basta que a pessoa espere 6 meses após a realização do procedimento.

Para quem possui piercing oral ou genital o prazo é de 12 meses.

Quem tomou a vacina contra a COVID-19 pode doar sangue?

Sim! Basta esperar um pequeno tempo. A janela é de 48 horas para quem tomou a vacina Coranovac e de 7 dias para quem recebeu doses da AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Onde posso fazer a doação de sangue?

É muito fácil agendar o horário da sua doação de sangue e pode ser feito pela internet. Para te ajudar, confira como marcar a sua visita nos principais bancos de sangue de Curitiba.

HEMEPAR

🩸 Agende sua doação de sangue

↪️ Veja como chegar

HEMOBANCO

🩸 Agende sua doação de sangue

↪️ Veja como chegar

BANCO DE SANGUE DO HOSPITAL DE CLÍNICAS

🩸 Agende sua doação de sangue

↪️ Veja como chegar

BANCO DE SANGUE DO HOSPITAL ERASTO GAERTNER

🩸 Agende sua doação de sangue

↪️ Veja como chegar

Vamos aumentar os estoques nos bancos de sangue! Compartilhe este conteúdo com sua família e amigos e incentive mais pessoas a doarem.