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Erros que precisam ser evitados para quem deseja abrir uma oficina ou auto center

15 de julho de 2021

Abrir uma oficina mecânica requer mais do que, apenas, conhecimento em reparos automotivos. É claro que dominar essa área é imprescindível para a execução de um bom serviço. Entretanto, administrar oficina mecânica engloba outros conhecimentos que, quando ignorados, podem comprometer o sucesso do empreendimento.

Confira, a seguir, os principais erros no gerenciamento de uma oficina mecânica que precisam ser evitados.

 

Não montar (ou seguir) um plano de negócios

Quais são os seus diferenciais? Que serviços o seu auto center oferece? Qual o potencial do mercado de atuação? Quais são seus concorrentes diretos e indiretos? Quem é e como você pretende atingir o seu público-alvo? Quais os pontos fortes e fracos do seu negócio?

Essas perguntas básicas fazem parte do plano de negócios de oficina mecânica. Infelizmente, muitos empreendedores que se aventuram nesse nicho de mercado ignoram a necessidade de montar um plano, ou quando o fazem, deixam de segui-lo com o começo das atividades.

O plano de negócios funciona como um guia para a empresa, e deve sempre ser consultado de modo a traçar estratégias de negócio e/ou avaliar o que precisa ser melhorado na gestão da oficina mecânica.

 Misturar as contas pessoais com as da oficina

Esse é um dos principais erros de gerenciamento em oficina mecânica, que compromete toda a gestão financeira e a saúde da organização. É preciso ter, desde o início da operação um controle muito preciso do fluxo de caixa, registrando todas as entradas e saídas.

Ainda na parte financeira, poucos gestores fazem o controle do capital de giro. Esse valor, necessário para manter a oficina operando, deve ser monitorado precisamente, pois, sem ele, será preciso recorrer a empréstimos e financiamentos.

 Errar na precificação dos serviços

 Acertar no preço dos seus serviços ajudará a manter o caixa da oficina no azul. Entretanto, encontrar um valor justo nem sempre é fácil, pois é preciso considerar algumas informações. Para saber como precificar corretamente seus serviços, sugerimos conferir nosso artigo sobre esse assunto:

Como fazer um bom orçamento para o seu cliente

Afastar-se dos funcionários

O relacionamento com os trabalhadores nem sempre é uma tarefa simples para os novos empreendedores do setor automotivo. Isso porque, além de investir em capacitação profissional, há toda a parte de relacionamento interpessoal.

Afinal, o gestor terá que lidar com pessoas de diferentes personalidades, temperamentos, necessidades, etc. Com isso, há conflitos internos que precisam ser solucionados para que a equipe esteja em sintonia e o clima organizacional seja sempre bom.

 Não investir em marketing

 Se você não divulgar a sua empresa, dificilmente os clientes chegarão até você, não é mesmo? De pouco adianta ter uma ótima estrutura, conhecimento técnico avançado e preço competitivo se as pessoas não sabem disso.

Atualmente, há muitas possibilidades de marketing para divulgar e atrair clientes, desde as estratégias mais tradicionais, como panfletagem, comerciais e anúncios, até oportunidades digitais, como anúncios em redes sociais e no Google.

Não pesquisar por bons fornecedores

 Outro erro clássico na hora de abrir oficina mecânica é ignorar a importância de bons fornecedores. Pesquise a reputação e os diferenciais de cada marca que pretende fazer negócios, afinal, isso irá refletir no seu serviço prestado.

No começo, cada cliente que confiar no auto center precisa ter a garantia de um serviço de qualidade. Comprometer isso devido a um fornecedor de baixa qualidade é afetar o sucesso da sua empresa, já que dificilmente o cliente retornará ou fará recomendação do seu auto center.

Corrija os erros de gestão em oficinas e auto center

Como visto, os erros no gerenciamento de oficinas e auto center podem custar muito caro. Isso porque, no começo das atividades, todo cuidado é pouco, já que é preciso muito esforço até ter um nome consolidado no mercado e criar uma clientela fiel ao seu estabelecimento.

Conhecer esses erros é o primeiro passo para montar um plano estratégico para evitá-los. Conte sempre com o apoio de serviços especializados, como o próprio Sebrae, e também de fornecedores que se interessam pelo seu sucesso e fornecem solução para te ajudar a crescer nesse momento.

Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos para ajudar na gestão da sua oficina mecânica!