Notícias & Dicas

Dicas para diminuir custos no seu auto center

20 de novembro de 2019

Assim como qualquer outra empresa, o objetivo principal de um auto center é dar lucro. Afinal, se o negócio não for lucrativo, ele deixa de existir. E para melhorar a lucratividade do auto center é fundamental diminuir custos sempre que possível, mas sem impactar na qualidade dos serviços da oficina. Invista em fornecedores que lhe entreguem um pacote de soluções e não apenas máquinas, equipamentos ou ferramentas. Confira mais dicas para diminuir custos no seu auto center!

Faça uma análise do seu auto center

Para diminuir custos de forma eficiente e estratégica, é importante conhecer a real situação da sua empresa. Para isso, faça uma análise detalhada de todos os custos do negócio nos últimos meses, a fim de saber exatamente em quais lugares estão indo seus recursos.

Especifique o que for despesa com folha de pagamento (salário, hora-extra, folga, plano de saúde, demissão…), despesas operacionais (luz, água, material de higiene e de escritório…) e despesas produtivas (equipamento, insumos, frete, manutenção, etc.).

Reduza os desperdícios

Agora que você sabe exatamente para aonde está indo seu dinheiro, é hora de reduzir os gastos desnecessários. Comece pelas pequenas coisas, como gastar menos luz, trocar copos descartáveis por copo de vidro, economizar água, entre outros.

Depois, estude uma maneira eficiente de reduzir os desperdícios de insumos e materiais usados nos serviços da oficina. Avalie formas de reutilização, sempre que possível, ou eduque os funcionários para usar os materiais da melhor maneira.

Treine os funcionários do auto center

Invista em treinamento/capacitação profissional. O intuito é diminuir custos por meio da melhoria do serviço exercido. Quando o mecânico tem domínio completo das atividades, ele otimizará o trabalho, gastando menos tempo e agradando o cliente, evitará desperdícios de equipamentos e insumos e, o mais importante, evitará os custos com retrabalho ou insatisfação do cliente.

Faça a correta gestão do estoque

Muitos dos custos de um auto center são decorrentes de produtos vencidos e/ou avariados por causa de armazenamento incorreto. Sem contar o custo de tempo para encontrar objetos em um local desorganizado. Organizar o estoque facilita e agiliza o trabalho das pessoas, assim como evita perder qualquer tipo de material. Desenvolva fornecedores parceiros que propiciem a condição d manter menor estoque possível.

Trabalhe com fornecedores nacionais

Ao optar por fornecedores nacionais para o auto center, você terá a vantagem de ter uma assistência mais direta, diminuindo custos com peças importadas, por exemplo, ou manutenções mais caras. Além disso, pode agilizar o serviço dos clientes-finais, reduzindo despesas de tempo e de mão de obra.

Seja um consumidor nacionalista, dê crédito ao produtor nacional e à indústria nacional. Vamos fomentar o Brasil, gerar empregos e desenvolver novas tecnologias.

Agora é só colocar em prática as nossas dicas! Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades.





Fale conosco!