Notícias & Dicas

Dia Nacional do Aço: a importância desse ativo para nosso mercado

9 de abril de 2022

9 de abril é celebrado o Dia Nacional do Aço. E, aproveitando a data especial, vamos conhecer tudo sobre este material tão importante para o mundo.

O Dia Nacional do Aço é comemorado em 9 de abril e serve para lembrarmos de um dos elementos mais importantes da indústria e que impacta direta ou indiretamente a vida de milhões de brasileiros todos os dias.

Sendo um componente vital para os mais diversos segmentos, ele é fundamental para o mundo atual e ajudou a moldar a sociedade em que vivemos atualmente. Afinal de contas, está presente em uma infinidade de produtos e estruturas usadas diariamente por pessoas e empresas.

E, aproveitando a ocasião especial, é hora de conhecer um pouco mais sobre o aço e entender a relevância dele e algumas curiosidades que valem a pena aprender!

Aço: sinônimo de desenvolvimento

Registros apontam que o aço é usado pelo ser humano há mais de 4000 anos. Porém, foi na Segunda Revolução Industrial que ele se tornou protagonista e ganhou espaço ao redor do mundo.

O movimento que começou no final do século XX promoveu muitos avanços e inovações no campo industrial e contou com o aço como matéria-prima essencial. Desde então, ele passou a ser um ativo indispensável em qualquer avanço social e econômico.

As primeiras corporações de aço também foram responsáveis por colaborar no desenvolvimento ao redor do mundo, com nomes como John Davison Rockefeller e Andrew Carnegie se destacaram como alguns dos “reis do aço”.

Como o aço é feito?

O aço é formado por uma liga metálica composta principalmente por ferro e carbono e com traços de silício, enxofre e fósforo. Entre as principais propriedades do aço, podemos destacar a enorme possibilidade de trabalho de forja, grande tenacidade e maior dureza.

Some-se a isso o baixo custo de produção em comparação com metais ou ligas e podemos compreender a razão do amplo sucesso do aço na indústria.

Dia Nacional do Aço e presença marcante na indústria

A escolha da data de 9 de abril para marcar o Dia Nacional do Aço não aconteceu por mero acaso. Foi exatamente neste dia no ano de 1941 que foi fundada a Companhia Siderúrgica Nacional (CNS), criada pelo presidente Getúlio Vargas para alavancar o processo de industrialização no país e sendo considerada atualmente como a maior do setor na América Latina.

Hoje, é quase impossível imaginar a construção civil, indústria de aviação, automotiva e tantas outras sem a presença do aço. Ele está até mesmo onde nem imaginamos e torna possível criações que facilitam a vida de todos nós diariamente em fábricas, ruas e até mesmo dentro de nossas casas.

Para ficar por dentro da nossa indústria e acompanhar mais dicas e novidades interessantes é só acessar o blog da Truck Center e conferir tudo que está rolando por lá.