Notícias & Dicas

Como resolver problemas com estoque obsoleto?

31 de outubro de 2019

Estoque parado é dinheiro gasto que poderia ter sido melhor investido em outra coisa. Por isso a importância de movimentar a mercadoria e evitar estoque obsoleto e perda de produtos. Entretanto, não é fácil calcular com precisão o inventário para que a oficina não sofra com a falta e nem com a sobra de itens.

Ter uma boa gestão de compras é o primeiro passo para evitar estoque parado. Nesse ponto, o desafio é conseguir entender a demanda de mercado para adquirir o mínimo necessário de insumos e assegurar a operação.

Todavia, o que fazer quando isso não é possível e o auto center acaba amargando aquele estoque obsoleto acumulando poeira?

Faça um inventário

Por que a mercadoria se tornou obsoleta? Responder essa pergunta ajudará na estratégia mais eficiente para fazer esses produtos circularem e evitar que o problema se repita. Nesse aspecto, reserve um tempo para catalogar precisamente tudo o que está parado. Observando pontos como:

  • Compra em excesso;
  • Falta de previsibilidade de demanda;
  • Avanço tecnológico que tirou o produto de linha;
  • Modernização de algum equipamento.

Descarte sustentável

Há produtos que, infelizmente, terão que ser eliminados. Como é o caso de insumos com data de validade vencida, peças avariadas que não possuem concerto, etc. Livrar-se desses produtos servirá para melhorar o espaço no almoxarifado e, consequentemente, facilitar a gestão dos demais produtos. Contudo, na hora de executar o descarte, considere boas práticas de sustentabilidade, observando o destino correto de cada mercadoria.

Crie promoções

Liquidar estoque parado é uma ótima estratégia para eliminar produtos e, de quebra, conseguir dinheiro para fluxo de caixa. Se a mercadoria estiver em boas condições, faça promoções como combos ou, por exemplo, vendendo a preço de custo.

Além de escoar os produtos e ajudar a resolver o problema de estoque parado, a promoção serve para atrair novos clientes e divulgar a oficina. Nesses casos, seja estratégico e divulgue a ação no máximo de mídias possíveis.

Quer receber mais dicas para seu auto center? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos!





Fale conosco!