Notícias & Dicas

Como organizar sua oficina mecânica em apenas 3 passos

7 de janeiro de 2021

Feche os olhos e imagine sua oficina dos sonhos. Dificilmente a imagem que veio à sua mente foi de um ambiente sujo e desorganizado.

Isso porque a limpeza do seu local de trabalho não serve apenas para impressionar seus clientes. Ela também é um fator essencial para avaliar sua eficiência.

Afinal, um bom mecânico deve saber onde estão as peças e ferramentas necessárias sem precisar procurar duas vezes. Deve saber qual é o melhor produto para o serviço. Deve estar atento à demanda de equipamentos para a equipe, além de ter controle sobre quais materiais descartar.

Existem 3 passos simples que fazem toda a diferença na hora de organizar sua oficina. Confira quais são e como aplicá-los, a seguir:

3 truques para organizar de vez sua oficina mecânica

1. Demarque todos os espaços

Com uma fita que se destaque no piso, marque o espaço de cada serviço oferecido. Dentro de cada área, devem estar todos os equipamentos necessários para a realização do trabalho.

Isso impede que você e seus funcionários fiquem percorrendo a oficina em busca da peça correta. Além de evitar colisões, essa simples atitude otimiza o tempo e aumenta a produtividade.

Podem existir casos onde uma ferramenta é necessária para dois serviços diferentes. O ideal é adquirir um novo material o quanto antes, para que nunca falte. Enquanto isso, procure juntar serviços semelhantes em uma área da oficina.

Durante este processo, pense onde você atende seus clientes hoje. Eles possuem um local delimitado, onde podem se sentar e tomar um café? Reflita sobre como melhorar o atendimento através do conforto.

2. Durante a limpeza, atenção especial para as áreas de inspeção

A limpeza de áreas de inspeção deve ser diária, para diminuir o risco de acidentes durante o trabalho.

É fundamental educar sua equipe sobre a importância de manter o ambiente limpo. Ao ver uma mancha de óleo no chão, é normal “deixar para depois.” Porém, essa sujeira representa um risco para toda equipe, já que alguém pode escorregar com alguma ferramenta em mãos.

Outro hábito a ser construído por todos é o de limpar os equipamentos após usá-los. A ação leva apenas alguns minutos, e salva todos os funcionários de um temido “dia da limpeza geral.” Uma grande vantagem é que, ao limpar a peça, nós já a inspecionamos e garantimos sua qualidade.

3. Crie um padrão e use etiquetas para facilitar o trabalho da sua equipe

Um truque prático é a etiquetagem. Você precisa fazê-lo apenas uma vez, e colhe de suas vantagens por meses a fio.

As etiquetas são úteis principalmente na utilização de produtos. Através delas, é possível especificar para que ele é usado, bem como sua data de validade. Assim, todos os funcionários se comunicam através do mesmo padrão e menos produto é desperdiçado.

Se você usa carrinhos de ferramentas, use etiquetas especificando sua utilidade. Juntando esta ação com a demarcação de espaço, seu ambiente ficará ainda mais otimizado e operacional.

Com o hábito de destacar a data de validade dos seus produtos, você garante mais segurança. Assim, fica claro o que é preciso repor — e não é preciso correr em busca de estoque de última hora.

BONUS: Criando o hábito de organizar

Faça da organização um hábito com uma checklist de abertura e fechamento da oficina. Todos os dias, ao chegar no trabalho, responda às seguintes perguntas:

  • As ferramentas estão nos locais demarcados?
  • Há alguma mancha de óleo no chão?
  • Há algum produto com validade para os próximos 15 dias?
  • Estou pronto para oferecer meus serviços de maneira eficiente?

Depois, no final do dia, faça outra checagem com as seguintes questões:

  • Todas as ferramentas estão limpas e em seus locais corretos?
  • Os equipamentos EPIs estão limpos e conservados?
  • O local está limpo? Há manchas no chão?
  • Caso tenha comprado algum produto novo, realizei a etiquetagem de acordo?

Com o passar do tempo, essas perguntas farão parte de sua rotina de tal forma que se responderão naturalmente. A partir daí, é só se esforçar para continuar prestando seu serviço com atenção e excelência!

Para saber mais truques para a sua oficina mecânica, baixe nosso material exclusivo “Dicas de Gestão para Oficina Mecânica”.





Fale conosco!