Notícias & Dicas

Como organizar a gestão da sua oficina durante a pandemia

26 de agosto de 2020

Consideradas serviços essenciais, as oficinas mecânicas tiveram autorização para continuar funcionando durante a pandemia da Covid-19. Entretanto, o fluxo de clientes reduziu. Nesse cenário, a gestão de oficina mecânica se tornou fator de competitividade.

Com as particularidades do setor automotivo, as oficinas mecânicas estão buscando alternativas para faturar mesmo em meio à crise, afinal, mesmo com redução, muitas pessoas continuam a precisar dos veículos, seja para trabalho ou uso pessoal.

Ou seja, clientes ainda existem. O que é preciso é melhorar a gestão da oficina mecânica para trabalhar com segurança e de forma inovadora para atender durante a pandemia.

Gestão de segurança do trabalho

É fato que as pessoas estão, mais do que nunca, preocupadas com a saúde e a segurança. Com tantas recomendações de higienização das mãos e superfícies, uso de máscara e isolamento social, a rotina trabalhista também precisa ser adaptada.

Isso serve tanto para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores da oficina mecânica, das pessoas que usufruírem dos serviços e dos familiares de todos eles, quanto para cumprir as exigências legais.

Exemplos de cuidados:

  • Todos os funcionários precisam usar máscaras de proteção;
  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou fazer a higienização com álcool 70%;
  • Manter distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas (funcionários-funcionários, funcionários-clientes ou clientes-clientes);
  • Limpar e higienizar toda a oficina mecânica, principalmente ferramentas e acessórios manuais.

Do ponto de vista gerencial, esses cuidados servirão para duas coisas: proteger a saúde de todos os indivíduos e terceiros e atrair consumidores, uma vez que a oficina passará a imagem de ser um estabelecimento seguro e que se preocupa com a proteção.

Gestão financeira e operacional

Ficar de “braços cruzados” esperando toda essa situação passar não é uma estratégia muito inteligente. Isso porque, ao que tudo indica, muitas tendências foram consolidadas com a pandemia e o “normal” de antes, pode nunca voltar.

Dessa forma, a recomendação é encontrar oportunidades em meio à crise trazida pelo novo coronavírus. Algumas ações que podem ser feitas para melhorar a gestão da oficina mecânica durante a quarentena:

  1. Treinamento da equipe via EAD;
  2. Organizar o estoque;
  3. Reduzir gastos para manter liquidez financeira;
  4. Atualizar a carteira de clientes;
  5. Investir em marketing;
  6. Diversificar o portfólio de serviços.

É natural que muitos gestores não saibam o que fazer neste momento desafiador. Contudo, muitos negócios estão buscando alternativas para atrair clientes e continuar faturando, seja por meio da diversificação de serviços, divulgação, ofertas, etc.

Alguns exemplos:

  • Retirada e devolução do veículo na casa do cliente, por funcionário devidamente protegido e usando equipamentos de segurança, como luvas e máscara;
  • Higienização de veículos, principalmente para motoristas de aplicativos;
  • Promoções e divulgações de ofertas;
  • Oferecer limpeza e desinfecção usando produtos específicos que não danificam o material do carro, alertando os clientes dos riscos de usar álcool comum.

 

Tendências para o setor

Apesar de um cenário bastante atribulado e incerto, a perspectiva a médio e longo prazo para o segmento das oficinas mecânicas é positiva. Um dos motivos é que, durante a pandemia, muitos motoristas estejam postergando a manutenção preventiva dos veículos, já que estão com receio de sair de casa.

Isso serve tanto de alerta para as oficinas que implantaram ou vão implantar o leva e traz como é um indicativo de que muitos clientes precisarão dos serviços dos autos centers nos próximos meses.

Outro reflexo da crise é que as pessoas estão priorizando a compra de carros usados em vez de novos, mas ainda existe uma grande parcela de pessoas que pretende continuar com o sonho do carro 0 KM.

Consequentemente, aumenta a venda de peças como a de consertos e revisões. Portanto, tendências que indicam aquecimento dos serviços de oficinas mecânicas.





Translate »
Fale conosco!