Notícias & Dicas

Como manter a durabilidade dos pneus

3 de setembro de 2021

A durabilidade do pneu é um fator importantíssimo na vida de quem dirige, independentemente se é profissionalmente ou motorista no dia a dia.

Pneus desgastados podem colocar vidas em risco, comprometem a frenagem, estabilidade e a dirigibilidade do veículo, seja de um automóvel de passeio ou de carga.

É comum que algumas pessoas tenham receio de trocar o pneu que está aparentemente bom, já que isso significa um custo. Contudo, deixar essa troca para a última hora, apenas quando os pneus representam um risco de multa é uma péssima ideia.

O que também é uma má ideia é não cuidar da durabilidade dos pneus durante o uso — vamos entender como fazer isso?

Calibre o pneu

Andar com o pneu sem a calibragem adequada faz com que a vida útil desse “item” caia drasticamente, além de aumentar o consumo de combustível. Por isso, pelo menos uma vez por semana verifique a pressão dos pneus e faça a calibragem.

No manual do fabricante há uma recomendação da calibragem. Informação esta também disponível na coluna da porta lado motorista ou na tampa do tanque de combustíveis.

Não sobrecarregue o seu carro

Carros de passeio não foram feitos para carregar grandes volumes de peso. É verdade que vez ou outra precisamos usar os veículos para levar algum móvel — ou outro objeto. Mas, não faça disso um hábito.

Além de reduzir a durabilidade do pneu, você ainda arrisca arranhar o veículo e danificar o estofamento. Em muitos casos, sai mais barato pagar um frete.

Faça o alinhamento das rodas

Não se acostume com o carro puxando para um dos lados enquanto dirige. Além de dificultar a direção e aumentar as hipóteses de acidentes, o desalinhamento também faz com que os pneus sejam gastos com mais rapidez, pois há desajuste na distribuição do peso.

Para oficinas, auto centers e Truck Centers o ideal é contar com equipamentos que tornem o alinhamento e balanceamento mais preciso. Por isso, disponibilizamos produtos para geometria veicular que otimizam os serviços da sua oficina e garantem a qualidade do alinhamento e balanceamento.

Promova o rodízio dos pneus

Outra recomendação dos fabricantes, que pouca gente segue, é o rodízio dos pneus. Isso significa trocar os pneus da frente pelos detrás, já que os pneus dianteiros tendem a se desgastar mais rápido, pois carregam mais peso.

Cuidar da durabilidade dos seus pneus só tem vantagens. Além de preservar o seu bolso, reduzindo o período de troca dos pneus, você ainda pode economizar com o consumo de combustível, dirigir com mais segurança e ajudar a natureza, reduzindo o descarte de pneus.

Confira essa e outras dicas relacionadas ao universo automotivo no blog da Truck Center. Além disso, descubra o nosso catálogo de alinhadores e balanceadoras para a otimização dos serviços da sua oficina.

Alinhadoras Linha Pesada

Alinhadoras Linha Leve

Balanceadoras Linha Pesada

Balanceadoras Linha Leve