Notícias & Dicas

Benefícios dos equipamentos totalmente nacionais

19 de setembro de 2019

Pode soar engrandecedor falar que você possui coisas importadas em sua oficina mecânica. Entretanto, se isso não trouxer diferenciais concretos e com um ótimo custo-benefício para a sua empresa, você só estará gastando dinheiro e correndo riscos. Por outro lado, investir em equipamentos nacionais é uma ótima estratégia para o seu negócio.

Evolução de mercado

Quaisquer equipamentos adquiridos para um auto center ou oficina mecânica representam um grande investimento. Como tal, a aquisição deve ser feita considerando todos os prós e contras envolvidos. Por muito tempo, os produtos importados da China tinham exclusividade de mercado, por conta do preço mais acessível.

Da mesma forma, equipamentos oriundos da Europa e dos Estados Unidos ostentavam o renome, porém, com um custo muito maior. Os donos de auto center então ficavam à mercê de produtos mais acessíveis, com qualidade reduzida, ou acessórios que extrapolavam o orçamento.

Benefícios dos equipamentos nacionais

O fato é que, com o passar do tempo, a indústria nacional cresceu e muitos fabricantes investiram em tecnologias para competir com às marcas estrangeiras. Contudo, oferecendo diversos benefícios que um produto importado e uma empresa de fora não conseguem dispor. Nesse campo, podemos citar:

1 – Assistência técnica

Tanto na parte e manutenção quanto reparos e trocas de peças, a assistência técnica nacional, além de mais acessível, acaba sendo mais barata, especializada e rápida. Nem sempre as marcas estrangeiras possuem representantes disponíveis para atender as oficinas brasileiras e quanto o fazem, cobram mais caro.

2 – Reposição de peças

A troca de peças de equipamentos nacionais é mais rápida e barata. Por outro lado, se você precisar trocar uma peça de algum equipamento importado, terá que fazer a importação da peça também. Nesse caso, tendo que arcar com o custo da importação, câmbio e o tempo. Seus clientes e o seu negócio podem esperar até a peça chegar?

3 – Atendimento direto

Um fabricante nacional investe constantemente em diferenciais e tecnologias para ofertar produtos que irão agregar à oficina e, consequentemente, aos clientes finais. Portanto, se o dono do auto center necessitar de instrução, treinamento ou tirar dúvidas o contato direto facilita tudo isso.

4 – Facilidade de pagamento

Outro benefício dos equipamentos nacionais é a possibilidade de realizar a compra dos mesmos por meio de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS). A instituição possui uma linha de financiamento, com juros reduzidos e prazo maior, específico para a compra de máquinas e equipamentos nacionais, o Finame.

Quer saber mais sobre o setor de oficinas mecânicas? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos!





Fale conosco!