Notícias & Dicas

Arla 32: o que é, qual é a importância?

22 de junho de 2020

Antes de falarmos especificamente sobre a Arla 32, precisamos entender o contexto. Tudo começou em 1992, com a criação do padrão europeu para redução de gases poluentes. O objetivo era a modernização dos veículos para deixá-los mais seguros e  sustentáveis.

Nesses 27 anos, o padrão europeu passou por cinco atualizações. Por isso é conhecido como Euro 5. A versão brasileira desse protocolo chama-se Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P8).

Qual a relação disso com a Arla 32? O Proconve estabelece limites de gases que os veículos a diesel podem emitir. Além disso, estipula tecnologias e produtos que devem ser empregados para atingir esse resultado.

Uma dessas tecnologias é a SCR (Selective Catalityc Reduction ou Redução Catalítica Seletiva). A SCR é uma válvula — presente em alguns veículos de grande porte, como caminhões e ônibus — que injeta no tanque um aditivo neutralizador do óxido de nitrogênio.

Esse aditivo se chama Arla 32. Entretanto, apesar de vigorar desde 2012, esse assunto ainda gera dúvidas. Por exemplo, todos os veículos devem usar Arla 32? Tem multa por não usar? Qualquer lugar pode fabricar e/ou vender?

O que é Arla 32

Arla é uma sigla para Agente Redutor Líquido Automotivo. Já o número 32 é uma referência a porcentagem de ureia (32,5%) do produto. Reforçando: Arla 32 é uma solução que os veículos com sistema SCR precisam usar para reduzir a emissão de gases poluentes resultantes da queima do óleo diesel.

Porque usar Arla 32

Uma vez que o Arla 32 converte as partículas de óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênio e água, ele reduz em cerca de 98% a emissão desse gás no meio ambiente. Reduzindo a poluição do ar e ajudando a melhorar a saúde das pessoas. Outro benefício é a economia de combustível.

Quem deve usar Arla 32

O Arla 32 deve ser usado somente pelos veículos que possuem o sistema SCR. Normalmente, essa tecnologia está presente em alguns modelos de ônibus, caminhões e veículos de grande porte. Automóveis que não possuem motores a diesel com sistema SCR não usam Arla 32.

Onde comprar o ARLA 32

Essa solução só pode ser comercializada por revendedores autorizados. Arla 32 precisa conter o selo do Inmetro e ser produzida de acordo com a norma ISSO 22241. O produto pode ser adquirido em distribuidoras ou em postos de combustíveis.

Como funciona a fiscalização

Motoristas de veículos que precisam usar a Arla 32 e, por algum motivo, forem pegos burlando a regra podem ser multados e, até mesmo, ter o meio de transporte apreendido.

A responsabilidade pela regulamentação é do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e a fiscalização pode ser feita pela Polícia Rodoviária Federal nas estradas e por agentes devidamente autorizados em postos de combustíveis que comercializam Arla 32.

Rodar nas estradas sem Arla 32 ou com o sistema danificado pode ser considerada atividade poluidora e degradadora do meio ambiente. Uma vez que isso pode se enquadrar como inflação da Lei Ambiental, a pena pode variar de multa a reclusão.





Fale conosco!