Notícias & Dicas

5 dicas básicas de manutenção de automóveis

29 de julho de 2021

A manutenção preventiva adequada do veículo é a chave para mantê-lo nas melhores condições.

Abaixo, conheça algumas dicas básicas:

1º Verificação dos pneus

Manter a pressão adequada nos pneus do seu carro pode ajudar a reduzir o desgaste prematuro. Um pneu com vazamento ou furado é um risco enorme. Faça periodicamente uma inspeção visual observando possíveis cortes, desgastes irregulares e/ou objetos metálicos encravados na banda de rodagem.

2º Óleo

Verificar o nível sempre que abastecer e efetuar a troca rotineira do óleo conforme indicado no manual do proprietário, é essencial para manter a vida útil do motor e seus componentes.

3º Verifique os fluidos

Há vários fluidos e lubrificantes que devem ser verificados periodicamente e mantidos em níveis adequados para o bom funcionamento do seu carro;
– Óleo de motor
– Fluido de arrefecimento/radiador.
– Fluido de freio
– Fluido da direção hidráulica
– Fluído do câmbio/transmissão.

4º Sistema elétrico e para-brisa

– Verifique o bom funcionamento dos faróis
– Luzes de sinalização.
– Reservatório de água do limpador/teste funcionamento.
– Palhetas do limpador.
– A bateria também merece atenção, inspecione fixação, e a criação de zinabre ao derredor dos polos/cabos, em caso de ocorrência procure orientação de um profissional qualificado.

5º Filtros

Um filtro de ar do motor sujo pode permitir a entrada de sujeira no motor do carro e, além de reduzir sua eficiência aumentando o consumo, pode causar sérios danos.
– Inspecione o filtro de ar do seu carro a cada troca de Óleo e substitua-o conforme necessário
– Filtro de combustível, substitua conforme orientação no manual do proprietário.
– Não se esqueça do filtro de cabine do ar condicionado, a sua saúde e da sua família agradece. Troque a cada 6 meses e/ou conforme indicado no manual do proprietário.

Ao rodar com seu veículo, esteja sempre atento a qualquer ruído ou barulho anormal, e diante de qualquer incidência, procure um mecânico de sua confiança.

Lembre-se, fazer inspeções regulares, além de garantir a durabilidade do veículo, menor índice de manutenções corretivas (e mais caras) também garante principalmente a segurança de todos.