Notícias & Dicas

Sustentabilidade para auto center: melhores práticas

Foi-se o tempo em que as pessoas ficavam completamente indiferentes à natureza. Ainda que a humanidade esteja longe de ter uma convivência harmônica com o meio ambiente, é fato que muitos avanços aconteceram, sobretudo na legislação. Por isso, é tão importante falar sobre sustentabilidade para auto center.

Empresas que não têm um plano de ação ambiental podem ser multadas ou prejudicar a imagem delas junto aos clientes. Além disso, muitas das ações de sustentabilidade para auto center podem resultar em economia financeira e menos desperdício. Quer entender mais sobre o tema? Então veja as três principais dicas a seguir:

Sustentabilidade para auto center: melhores práticas

Evite o desperdício

Pintar as paredes da empresa com cores claras, usar lâmpadas econômicas, aproveitar a iluminação natural e optar por máquinas que consomem menos eletricidade são dicas valiosas para reduzir o consumo de energia elétrica.

O uso consciente da água também é muito importante. Nesse caso, a empresa pode usar uma cisterna para coletar água da chuva, destinando-a para a limpeza dos ambientes.

Colete e descarte adequadamente os resíduos

É muito importante evitar solventes como o querosene ou o tíner para fazer a limpeza de peças. Além de prejudiciais à saúde humana, eles são altamente poluentes e inflamáveis. Já existem no mercado produtos para limpeza que são biodegradáveis.

Tenha em sua oficina uma caixa separadora de água e óleo, além de uma bacia de contenção para o óleo usado. Existem empresas que recolhem esse óleo, uma vez que ele serve como combustível para queima de fornos de cimento, por exemplo.

Separar corretamente o lixo é uma das tarefas mais fáceis de se implementar no plano de sustentabilidade para auto center. Basta distribuir lixeiras coloridas, treinar os funcionários e destinar o material para a coleta seletiva da sua cidade. Outra forma de descartá-lo corretamente é entregando-o para os profissionais que vendem materiais recicláveis.

Sustentabilidade para auto center: melhores práticas
Sustentabilidade para auto center: melhores práticas

Eduque o seu cliente

Oriente o seu freguês a usar o combustível de maneira consciente, além de avisar sobre o descarte correto de lubrificantes, óleos e pneus velhos. Tais objetos são um grande desafio, uma vez que além de demorarem séculos para se decompor, podem se tornar criadores de mosquitos transmissores de doenças, como a Dengue ou a Febre Chikungunya.

A sustentabilidade para auto center ajudará sua empresa a melhorar seus resultados financeiros, já que reduzirá o desperdício, evitará multas ambientais e atrairá mais clientes. Você, seu negócio e o planeta só têm a ganhar.

DICA BÔNUS:

Adquira os equipamentos Truck Center, pois aqui são praticadas diversas ações de sustentabilidade, incluindo coleta adequada do lixo
e a Ecotruck (preservação da natureza em área ambiental no próprio terreno da empresa).

Clique no botão abaixo para conferir a lista completa de equipamentos: