Notícias & Dicas

Certificação de oficinas: o que é e como funciona?

Não basta oferecer um bom serviço, é preciso comprovar qualidade. E isso pode ser feito por meio de uma certificação de oficinas. Empresários desse ramo precisam entender que devem investir em melhoria de atendimento, gestão e processos internos se desejam crescer como negócios.

Se você quer entender mais sobre a importância desse tema, continue lendo esta matéria.

O que é certificação de oficinas?

A certificação de oficinas é um documento que comprova que a empresa realizou treinamentos e investimentos para aperfeiçoar serviços, podendo atender a uma demanda mais específica, uma vez que cada escopo tem uma norma oficial que o regulamenta (exemplo: NBR 13032 para retífica de motores).

Contudo, também existem certificações que mostram que sua empresa obedece a determinada norma de gestão de negócios ou de meio ambiente, por exemplo.

Certificação de oficinas: o que é, como funciona, para que serve?
Certificação de oficinas: o que é, como funciona, para que serve?

Como funciona?

O certificado é emitido por um órgão cuja credibilidade no setor não pode ser questionada, um exemplo é o Instituto de Qualidade Automotiva, que oferece certificações para atender algumas normas oficiais.

Sua oficina deverá obedecer às regras da instituição (treinamento de funcionários para a função, troca de equipamentos etc.) para obter o documento.

Para que serve?

A frota circulante de veículos no Brasil é superior a 43 milhões de carros, de acordo com dados do Sindipeças (2017). Além disso, dados do Sebrae mostram que o número de microempresários que abriram uma oficina mecânica cresceu nos últimos dois anos.

Ao certificar o seu negócio, o empresário consegue se destacar dos concorrentes, atraindo clientes mais exigentes e atrelando valor ao serviço. Ademais, algumas certificações podem ser obrigatórias caso você queira participar de licitações públicas ou ser parceiro de seguradoras.

Ao melhorar processos de trabalho, a empresa ganha eficiência, reduz o consumo de recursos, torna a experiência do colaborador mais agradável e ganha o respeito do freguês. Não encare a certificação como um gasto, mas como um investimento.

Como vimos, a certificação de oficinas é um diferencial importante para atrelar valor ao serviço que você oferece. Outra coisa que agrega valor é a aquisição de equipamentos de qualidade, marca registrada da Truck Center.

Quer conhecer melhor nossa empresa?