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Alinhamento e balanceamento: qual é a importância?

Comum entre os motoristas, alinhamento e balanceamento são dois dos principais procedimentos na manutenção de um veículo leve ou pesado. Entender a importância ajuda na conservação e segurança, e prolonga significativamente a vida deles.

Muitas pessoas, além de não entenderem a importância de realizar alinhamento e balanceamento, não sabem a diferença entre eles. Por isso, vamos explicar um pouco sobre cada um e destacar porque você deve dar a máxima atenção a ambos:

Por que alinhamento e balanceamento são importantes?

De maneira prática, podemos dizer que eles aumentam (e muito) a vida útil dos pneus e componentes da suspensão. Além de tudo, aumenta o conforto para os passageiros e a confiança no veículo.

Se não forem feitos, o desgaste dos pneus e outras partes acaba acontecendo prematuramente. Isso faz com que o custo da manutenção se torne ainda maior para corrigir.

Alinhamento e balanceamento: qual é a importância?

Alinhamento

Seu carro está “puxando” para a esquerda ou para a direita? Você está sentindo dificuldades para manter o veículo em linha reta? Então é hora de fazer o alinhamento. Outro bom motivo é se o carro tiver sofrido algum impacto. Isso pode desalinhá-lo, tornando necessária uma checagem profissional.

O processo de alinhamento busca o que alguns especialistas chamam de “equilíbrio em movimento”. São verificadas as principais forças e ângulos das rodas do carro e realizados os ajustes necessários.

Os ângulos analisados mais importantes são:

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Camber

Verifica-se o ângulo de inclinação vertical da roda, em relação ao plano de apoio.
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Caster

É medido o ângulo de inclinação longitudinal pino-mestre ou do eixo de direção (linha imaginária que passa pelos pivôs superiores e inferiores da suspensão) em relação à vertical.
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Convergência

É a abertura ou fechamento das rodas em relação ao eixo de rodagem.

Balanceamento

O balanceamento pode ser feito a qualquer momento (quando o carro sofre impacto) ou, normalmente, na substituição dos pneus.

No balanceamento, é verificado, por meio da máquina, a distribuição de peso (equilíbrio) no conjunto roda/pneu.

Com isso, busca-se encontrar o equilíbrio necessário para que o veículo “rode macio” e sem trepidações.

São dois os tipos de desbalanceamento, que precisam ser notados pelo condutor:

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Estático

Vibração da roda no sentido vertical, com “batidas” semelhantes ao movimento de um martelo.
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Dinâmico

Vibração da roda no sentido horizontal/lateral, com “batidas” semelhantes ao movimento de um peixe.

Após verificar os desequilíbrios, contrapesos são aplicados no aro e na posição indicada pela máquina de balancear, garantindo a distribuição ideal de pesos no conjunto rodante.

Quando fazer?

Especialistas recomendam que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada cinco mil, no máximo a cada dez mil quilômetros. Realizar a manutenção preventiva é a melhor maneira de ter mais segurança e estender a vida útil do seu veículo.

Mesmo assim, se houver algum tipo de desconforto e/ou instabilidade na direção, como o volante “puxar” para um lado, desgaste excessivo dos pneus ou trepidações incomuns, não hesite em procurar ajuda.